Discordâncias

             Pensando em muitos assuntos sobre qual escrever ( porque escrever para mim já tornou-se uma necessidade ), confesso que um está a me incomodar. E o título já está a dizer sobre o que quero falar. Minhas convicções se inquietam quando é tirado de mim o direito de discordar. Sim, porque discordar é um direito meu, até que se prove o contrário.
            E para dizer sobre o meu direito de discordância, quero lembra-los dos meus direitos de expressão, se é que ainda vivemos em um país com liberdade de expressão seja ela religiosa, filosófica, ideológica, etc. Um ponto a ressaltar é que, discordar é diferente de criticar, até porque sou contra a crítica sem proposta. Dotada desses direitos agora posso deliberar.

            Confesso que sempre fui uma pessoa questionadora, e com  passar dos anos e dos estudos isso foi piorando, ou melhorando, depende do ponto de vista. E acredito que as pessoas deveriam sim, ser mais questionadoras, pois quanto maior a ignorância maior o poder de manipulação. Eu discordei de uma “crença” assim denominada (mesmo entendendo que a palavra crença é melhor empregada para assuntos religiosos e não ideológicos). Ora, se você está disposto a expor uma ideologia você também deve estar disposto a ouvir discordâncias.

            Para os poucos que me conhecem bem nem preciso dizer o quanto inquieta eu fiquei. Gente, está na hora de evoluir, de crescer,  de amadurecer. Eu não sou obrigada a aceitar a ideologia, filosofia, crença ou religião de seu ninguém. Eu posso ouvir e tenho o direito de respeitar, mas não sou obrigada a aceitar. Cada um com o seu cada um.

            Agora reflito o quanto isso se estende em nossa vida. Quantas coisas nós acreditamos, e não porque realmente acreditamos, mas porque alguém nos fez acreditar naquilo. O quanto nós dispensamos energia, tempo e sentimentos em coisas que não são genuinamente nosso, e sim imposto pelo outro. E além de perigoso é excessivamente revoltante isso. Comece a pensar as coisas por outro ângulo. Comece a questionar, a investigar, a pesquisar, a estudar, e assim percebe-se a quantidade de infâmias que ouvimos todos os dias. Conceitos e modos de vida que estabeleceram para nós que não fazem o menor sentido.

            Não devemos aceitar as coisas como são. Vamos questionar sua veracidade, vamos questionar sua integridade, vamos questionar o seu poder de manipulação. O meu alerta é para que a gente não aceite as coisas tal qual nós é ofertada. Uma boa parte das ofertas são propostas de manipulação e escravidão de pensamentos que nos fazem cada vez mais retrógrados.

            Ideologias tem aos milhares. Filosofias são muitas. Crenças e religiões tem para cada gosto. Desfrute do que lhe for melhor. Mas do que você julgar melhor. Não deixe que os outros julguem por você. Escolha o que você realmente acredita, o que você realmente acha certo. E você pode até estar errado, assim como eu também posso, mas a escolha será nossa, e não de outrem. Escute, a todos, todas as versões, todos os lados. Não julgue. Reflita. Alerte. Faça a sua parte. Pesquise, estude, não deixem que te enganem, em área nenhuma, seja emocional, profissional, financeira, religiosa, etc. Questione, sempre! E tome as conclusões por você mesmo!

            Boa reflexão.

Comentários

Postagens mais visitadas