"Não espere pelo epitáfio - Provocações Filosóficas" - Mário Sérgio Cortella



Instigada pelo título, encorajei minha curiosidade a ler este livro, associada às boas informações sobre o autor, um então filósofo eloquente e influente dos últimos anos. De leitura prática e fácil compreensão, Cortella  parece valer-se de citações eruditas e históricas à discorrer com mais detalhes seus questionamentos. Com vários texto reunidos de suas publicações no jornal, sinto-me levada mais à reflexão que à provocação. Com temas variados, Cortella mostrou mais recortes do que um anexo de argumentos questionadores.

Entretanto, a leitura é válida por seu tamanho conhecimento histórico e mitológico, e de sua linguagem acessível, fugindo em alguns momentos por algumas palavras pouco usadas, dando o leitor o conforto da compreensão e o incomôdo da ignorância. Eclético em suas discursivas, o livro é oportuno para momentos rápidos e práticos.

Enfim, “Não espere pelo epitáfio – Provocações filosóficas”, será prazeroso para quem inicia seu pensamento reflexivo-questionador, sobre os problemas contemporâneos recorrentes em nossos dias, levando-nos a um segundo degrau do pensamento crítico. Para todos interessados: uma boa leitura.
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Mario Sergio Cortella possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1975), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), sob a orientação do Prof. Dr. Moacir Gadotti, e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Freire. Atualmente é professor-titular do Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual está desde 1977, tendo nela atuado por 32 anos no Departamento de Teologia e Ciências da Religião; é membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico Educação Básica da CAPES/MEC (2008/2010). Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991/1992) e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação libertadora, ética, multiculturalidade, antropologia filosófica, epistemologia e currículo.

 

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