"Não espere pelo epitáfio - Provocações Filosóficas" - Mário Sérgio Cortella
Instigada pelo título,
encorajei minha curiosidade a ler este livro, associada às boas informações
sobre o autor, um então filósofo eloquente e influente dos últimos anos. De
leitura prática e fácil compreensão, Cortella
parece valer-se de citações eruditas e históricas à discorrer com mais
detalhes seus questionamentos. Com vários texto reunidos de suas publicações no
jornal, sinto-me levada mais à reflexão que à provocação. Com temas variados,
Cortella mostrou mais recortes do que um anexo de argumentos questionadores.
Entretanto, a leitura é
válida por seu tamanho conhecimento histórico e mitológico, e de sua linguagem
acessível, fugindo em alguns momentos por algumas palavras pouco usadas, dando
o leitor o conforto da compreensão e o incomôdo da ignorância. Eclético em suas
discursivas, o livro é oportuno para momentos rápidos e práticos.
Enfim, “Não espere pelo
epitáfio – Provocações filosóficas”, será prazeroso para quem inicia seu
pensamento reflexivo-questionador, sobre os problemas contemporâneos
recorrentes em nossos dias, levando-nos a um segundo degrau do pensamento crítico.
Para todos interessados: uma boa leitura.
__________________________________________________________________________________
Mario Sergio Cortella possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa
Senhora Medianeira (1975), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo (1989), sob a orientação do Prof. Dr. Moacir Gadotti, e
Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
(1997), sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Freire. Atualmente é
professor-titular do Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação
em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual está
desde 1977, tendo nela atuado por 32 anos no Departamento de Teologia e
Ciências da Religião; é membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico
Educação Básica da CAPES/MEC (2008/2010). Foi Secretário Municipal de Educação
de São Paulo (1991/1992) e tem experiência na área de Educação, com ênfase em
Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente
nos seguintes temas: educação libertadora, ética, multiculturalidade,
antropologia filosófica, epistemologia e currículo.
Comentários
Postar um comentário