TUDO TÃO DIFERENTE, TUDO TÃO IGUAL ...

E depois de tanto achar que muitas coisas tinham mudado... Conclui que, algumas coisas jamais mudam, por mais que os cosmos conspirem.
Na verdade o que pensamos é que o mundo irá mudar sob o simples ato de nós mesmos estarmos mudando. É assim que estou me sentindo: tão diferente, tão mutante, mas o meu redor está tão igual que às vezes chego a duvidar de minha mudança. O que me dá a certeza disso é o real desconforto que a mesmice existente ao meu redor tem me causado.
Confesso: crescer e pensar dó. Sempre imaginei que essas coisas doíam mesmo, mas sentir na pele isso é um tanto quanto diferente, cósmico, transcendental. No entanto, crescer, pensar e mudar me deixa em movimento, este que me faz sentir viva, com sangue nas veias, com ar nos pulmões.
Evidente que, constantes mudanças são características de minha personalidade, especificamente do meu signo. Geminiana, com muito gosto, não me conformo com rotina, ou simplesmente que as coisas aconteçam sempre do mesmo jeito. Acredito que se temos uma digital, e em todo mundo ela é única, por que não todas as outras coisas também não possam ser únicas? Infelizmente, damos mais importância ao que está ao nosso redor do que o que está em nosso interior. Somos mais seduzidos pelas propagandas do que pela voz do coração, Pobre mundo capitalista esqueceu que a felicidade é a cura para todos os males.
Com essa dor no meu peito, que a pouco a nomeei de “ dor de crescimento”, começo a descobrir coisas dentro de mim que nem mesmo a maior felicidade será capaz de mostrar. Algumas coisas só conseguimos enxergar quando sentimos dor. E ouso dizer que isso deve ser motivo de felicidade, pois enxergar para nós mesmo é tão difícil quanto comer jiló.
Mas consigo perceber que essa dor despertou em mim alguns desejo que estavam adormecidos, enterrados, machucados, abandonados. E que hoje sinto energia tal que gostaria poder não dormir para fazer tudo que desejo. Mas a dor também nos ensina que cada coisa tem seu momento, e que esperar esse momento não é tão fácil assim, mas que isso nos trará sucesso se soubermos esperar.
No entanto, sinto tristeza por aqueles que se conformaram com sua situação, e que nada fazem para mudar sua realidade. Hoje constato em mim que gosto de pessoas que tem coragem de ir contra as regras, de mudar os paradigmas, de revolucionar, de polemizar, de questionar, e de fazer diferente. Esses que isso fazem são dignos de nossa admiração, pois se não foram corajosos o suficiente para atingir seus objetivos, ao menos nunca desistiram de lutar. Tantos quantos, por quais sinto tristeza, nem ao menos lutam, ou pior, nem ao menos tem um motivo para lutar. Vivem aprisionados na mesmice, na desilusão de não terem coragem de mudar sua realidade que lhes causam dor, sofrimento e angústia.
Enfim, digo que muitas coisas mudaram. Outras jamais irão mudar. Não porque são imutáveis, mas porque existem aqueles que por nada lutam. Mas acredito que minhas mudanças fizeram de mim, hoje, alguém disposta a mudar, a questionar, a polemizar, a fazer diferente. Sei que nem todos gostarão de mim, mas quem é perfeito? Não seria eu a exceção a regra. Até porque ser imperfeito é melhor do que passar a vida tentando ser o melhor, pois por isso muitos deixaram de viver. Declaro em mim: “ que tudo mude! Que tudo se transforme! Que tudo mude de lugar! Que eu me perca em mim mesma. Que seja eu a razão da minha luta. E que eu lute sempre. E se não conseguir chegar ao meu desejado objetivo, serei feliz por ter tentado, lutado, batalhado. Serei feliz por andar e caminhar. E que tudo, e sobretudo, eu aprenda a amar!”

Fevereiro-2006

Comentários

Postagens mais visitadas