Pollyanna - Eleanor H. Porter ( Desafio Literário )

Cumprindo mais uma missão do Desafio Literário 2012, acabo minha aventura pelas letras do livro "Pollyanna", de Elenanor H. Porter. Presente na infância e adolescência de várias gerações, Pollyanna traz-nos uma reflexão leve e encantadora sobre as situações desagradáveis que enfrentamos, e como superar nossos limites com uma visão bem otimista.
Com o famoso "jogo do contente", Pollyanna consegue contagiar a todos de uma pequena cidade e até amolecer o duro coração de sua tia Miss Polly. Com uma trama delicada e sutil, Pollyanna ensina seu "jogo" a todos que encontra, e contagia adultos e crianças. Só não era esperado que Pollyanna viveria o significa de seu "jogo" de maneira tão dramática.
Tão significativo para os nossos dias atuais, o livro parece nos trazer uma história maravilhosamente fictícia, de um alguém que deseja simplesmente fazer o bem. Diante de tantas atrocidades já nos esquecemos que solidariedade, companheirismo, humanidade e compaixão é meramente nossa obrigação. Nada disso compreendido no livro deveria ser tão surpreedente se soubermos entender o que nos faz sermos chamado de humanos!


Pollyanna - Livraria Saraiva

Comentários

  1. Eu amei esse livro quando eu era criança. Não sei bem o que eu acharia dele, agora adulta e bem menos ingênua...
    É a primeira ve que você o lê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim foi a primeira vez que li, e gostei muito. Acredito que ter uma visão crítica e madura ajuda a compreender as inteções de Pollyanna, bem mais complexa do que um simples jogo!
      Abraços

      Excluir
  2. Guardo com carinho a lembrança desse livro que marcou muito a minha infância. Quero reler para discernir melhor as questões mais profundas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas