- Por que você não deu um sorriso quando ela brincou com você? - ele me perguntou.


- Está falando comigo?


- Só estamos nós dois aqui.


- Eu não prestei muita atenção. Não percebi que era uma brincadeira.


- Você não prestou atenção.


- Foi o que eu disse. Eu não prestei atenção que era uma brincadeira.


- Você não prestou atenção.


- Engoliu o disco?


- Não. Nem vi.


- É uma maneira de dizer.


- O quê?


- Uma maneira de dizer que você está se repetindo.


- E há algum mal nisso?


- Há.


- Há tanta coisa que se repete e é tão bonita.


- Como o quê?


- Você não sabe?


- Não.


-  Viu como o dia está hoje?


- Vi.


-  Não. Você não viu.


- Bem. Então, estou vendo agora.


-  Já passou.


- O quê?


- Aquele instante.


- Qual instante?


- Aquele em que eu lhe perguntei se tinha visto como o dia estava bonito.


- Sim. Mas há outro instante agora. E depois haverá outro.


-  Você tem razão. Mas aquele já foi. Que pena! Foi tão bonito!


- Bem, eu nem sei o que dizer.


- Ela talvez não brinque mais com você. E, se brincar, será diferente.


- Eu já disse que não tinha prestado atenção.


- Eu sei. E quanto ao sorriso?


-Que sorriso?


- Você não sabe o que é um sorriso?


- É evidente que eu sei. É que é preciso motivo, razão para sorrir.


- Por quê


- Por que o quê?


-  Por quê é preciso motivo, razão para sorrir?


- Porque senão o sorriso fica bobo.


-  Eu gosto  muito de sorriso. Gosto muito.


- Você gosta de sorriso bobo? Eu não gosto.


-  Eu sei.


- Você sabe?


-  Sei. Eu presto atenção.


- Eu também.


-  Você não prestou atenção à brincadeira que ela fez.


- Bem, isso foi só uma vez.


-  Não prestou atenção em como o dia está bonito.


- Bem, depois eu vi.


-  Não prestou atenção em mim.


- Em você?


- Sim. estou aqui faz tempo.


- Eu nem sei o que dizer.


-  Eu sei.


- Você sabe tudo ?


-  Não. Só sei o que é necessário.


- E o que é necessário?


- Coisas simples.






( trecho extraído do livro " O pequeno filósofo" de Gabriel Chalita - recomendo a leitura )

Comentários

Postagens mais visitadas